GUAJERU: NOVA EQUIPE DO SAMU PARTICIPA DE TREINAMENTO

samu

Foto: divulgação Facebook

Por Jesuíno Andrade, da equipe de redação do GN.

Nos dias 22, 23 e 24 de Março os profissionais que compõe a nova equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU - 192) de Guajeru participaram de um treinamento intensivo com o objetivo de se capacitar visando a retomada dos trabalhos de atendimento médico de urgência que será prestado à população guajeruense.

A nova equipe do SAMU que atuará a partir do mês de Abril no município de Guajeru é formada por cinco técnicos de enfermagem, cinco condutores e um enfermeiro que atuará como coordenador. O treinamento realizado nas dependências do Colégio Municipal Oriovaldo Santos Araújo e em algumas ruas e residências da cidade, foi ministrado pelo CEMEB – Centro Médico Especializado da Bahia, com sede em Brumado, o mesmo incluiu aulas teóricas e práticas e ainda simulações de pronto atendimento de urgência com pacientes vitimas de acidentes.

“o treinamento foi bastante proveitoso onde toda a equipe se interagiu e demonstrou condições e habilidades para realizarem um trabalho de qualidade à população guajeruenese”. Afirmou o enfermeiro Luís Sérgio Gonçalves, coordenador do SAMU no município, em entrevista ao site Informe Cidade.

Samu-guajeru

Profissionais do SAMU participam de treinamento que envolve simulação de socorro a vítima de acidente na rua.

Foto: divulgação Facebook

O SAMU-192 é um serviço médico oferecido pelo Governo Federal em parceira com governos estaduais e municipais, em Guajeru existe uma USB – Unidade de Suporte Básico, assim as ligações feitas para o número 192 são encaminhadas a central existente na cidade de Brumado, lá telefonistas treinadas atendem as ligações, anotam dados do local do acidente e condições da vítima e em seguida repassam a ligação para um profissional médico que transmite pelo telefone todas as orientações relativas aos primeiros socorros e procedimentos a serem tomados em relação ao socorro da vítima. Logo em seguida, a ambulância é acionada para socorrer o paciente no local em que este se encontra.

Segundo o secretário municipal de saúde Alípio Sérgio Carlos Garcia a demora na reativação do serviço do SAMU se deve as condições inadequadas em que a Unidade foi encontrada no início do mês de janeiro pela nova administração municipal. “Encontramos o SAMU 192 em péssimas condições. A ambulância teve o seu ar condicionado retirado e até hoje não sabemos onde ele está; os cones de segurança sumiram, o cilindro de oxigênio estava vazio, faltava medicação e as instalações estavam danificadas. Desde janeiro não estamos medindo esforços para reativar o serviço, pois sabemos que é de suma importância para a população do nosso município.” Esclareceu o secretário em entrevista ao site Informe Cidade.

O município de Guajeru recebe mensalmente um repasse de verbas do Ministério da Saúde no valor de aproximadamente R$ 12.000,00 que não é suficiente para pagar todas as despesas relativas a manutenção do serviço, como salários dos condutores da ambulância, dos técnicos em enfermagem e do enfermeiro coordenador, pagamento do aluguel da residência que serve provisoriamente de posto de atendimento, limpeza do local e despesas com a ambulância, sendo necessária uma contrapartida da prefeitura municipal com vistas a manutenção do serviço de urgência médica no município.

posto-samu-guajeru

O posto de atendimento do SAMU-192 funcionará em novo local, na rua Argentino Fagundes, próximo às ruas Naomar Alcântara e Deocleciano Sobrinho.

Foto: Aloísio Costa

0 comentários:

Postar um comentário

Não use linguagem vulgar, xingamentos, palavrões, insultos em geral, esses tipos de comentários não serão aceitos.